Ruínas da Igreja São Miguel

A igreja de São Miguel Arcanjo, edificada entre os séculos XVII e XVIII, é símbolo da presença católica dos colonizadores portugueses, significando o relevante marco da ocupação territorial do Brasil.

Tombada em 1980, pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), constitui um espaço privilegiado, na memória da população local. Seu valor simbólico está associado à religiosidade, aos mitos que fundamentam a construção de aspectos importantes da identidade cultural Potiguara, ligada ao processo de colonização naquela região. A própria localização da edificação é indício das estratégias utilizadas pelas lideranças religiosas estrangeiras, provavelmente, para estabelecer relações de poder e de sociabilidade, quando adentraram o território indígena, em seus esforços de dominá-los e de “civilizá-los”.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais